quinta-feira, 6 de junho de 2013

blogterapia II - sobre ser mãe

quem é mãe e diz que nunca se sentiu FRUSTRADA está mentindo.
isso muitas vezes é um sentimento que nos acompanha diariamente.
pelo menos em mim....
por achar que falta capacidade física, emocional...
que falta talentos e habilidades,
que falta conhecimento e instrução, experiência, etc etc etc.

hoje eu estava pensando nisso quando fiz uma pausa para respirar por uns minutinhos e encontrei esta mensagem do Elder Andersen (abaixo) e isso foi algo que me acalmou.

sabe, eu penso que sou uma boa mãe, mesmo não sendo perfeita.
eu pensava que seria uma boa mãe se eu nunca brigasse com a minha filha e se eu nunca perdesse a paciência com ela...
mas hoje eu descobri que está muito além disso ser uma boa mãe.
cada um tem sua verdade... mas para mim, a minha verdade, é que eu sei que vou ser uma boa mãe se eu me dedicar de coração e com devoção a este mandamento de gerar e criar os filhos.

vi o quanto me dedico quando me percebi fazendo por mais de 6 horas seguidas, coisas que se referiam ao bem estar das crianças, sendo alimentação, amamentação, conversas e brincadeiras, banhos e trocas de fraldas, arrumação da casa e mais brincadeira e conversas e historinhas.... e a lista não tem fim.
e ainda são 13h30. ainda falta muito para enfim poder deitar na cama e dormir por 3 ou 4 horas até o Theodoro acordar para mamar.
não, não é fácil, mas hoje eu me vi fazendo tudo isso com paciência, com amor, com alegria...

por ver minha filha brincar com barquinhos de papel numa bacia com água e era a primeira vez que via um barquinho de papel. e o meu bebezinho, sorrindo os primeiros sorrisos de sua vida quando ouve a minha voz brincando com ele. eles são encantadores e trazem um doce espírito ao nosso lar.

muitas, mas muitas vezes me sinto cansada e incapaz e isso que traz a frustração.
eu tenho limites físicos que me permitem desanimar constantemente.
e sobre isso, conversando com o Jonas outro dia, no limite da minha dor e pensando não poder dar mais um passo, refleti sobre o meu chamado de mãe e que o Senhor não vai me poupar de dor ou me abençoar com uma saúde perfeita ao ser mãe... eu tenho que enfrentar isso e aprender a buscar força Nele. 
eu entendi que o Senhor não vai me tirar esta dor para eu poder cuidar dos meus filhos tranquila, mas Ele vai me ajudar a encontrar tempo, força e disposição, ânimo e tudo o que eu preciso e principalmente os talentos e habilidades que necessito pra que eu possa fazer isso do melhor jeito (e lembrando que o meu melhor pode não ser perfeito), e isso que vai ser a diferença na vida dos meus filhos.

eu tenho procurado fazer atividades e brincadeira adequadas para a idade da Olivia e sinto ela se desenvolvendo e crescendo a cada novo aprendizado.
também tenho estimulado e cuidado do meu bebezinho Theo como se não fosse mais ter filhos (eu vou sim).

o que eu quero dizer com tudo isso não é que eu sou boa mãe e que eu faço muitas coisas legais para os meus filhos... O QUE EU QUERO DIZER  é que mesmo que a gente se sinta inadequada e incapaz, desanimada, mesmo assim em muitas vezes estamos sendo boas. se estivermos sendo dedicadas e amorosas com eles encontraremos as capacidades que precisamos pra fazer isso melhor a cada dia.

como disse o Elder Andersen, a maternidade não é um passatempo é uma chamado sagrado e não pode ser  deixado de lado, não pode ser feito de "qualquer" jeito e muito menos passar a responsabilidade de cuidar e criar a outros. nós temos que fazer isso e é assim que aprendi e esta é a verdade da minha família. é nisso que me apoio e nisso tenho o meu maior parceiro, meu marido, que me incentiva a estar em casa me dedicando aos filhos e as necessidades da nossa família.
cada família tem o seu parecer, mesmo assim todas nós que temos uma responsabilidade para com as crianças e devemos ter coragem e assumir nosso papel. o Senhor nos qualificará nesse chamado sagrado!









e quem nunca se sentiu inadequada para ser mãe?? e depois sentiu que era capaz? 
que atire a primeira pedra ...
é assim que é... a vida é um aprendizado sem fim!
e a maternidade é o lado doce da vida! (por mais amargo que pareça ser as vezes)

4 comentários:

  1. Vc é linda, sua familia é linda e sua mensagem me ajudou a lembrar (de novo) que as coisas só mudam de endereço. Eu não fazia a menor idéia do que me aguardava quando engravidei. Mas também não queria estar vivendo de nenhuma maneira diferente. Humm na verdade até trocaria essa bagunça toda por uma semana num cruzeiro... Mas uma semana, porque eu sentiria saudade de tudo isso. hehehe bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo tannnnto com vc.
    Tinha vezes (quando a depressão tava mais forte) foto que eu ficava bem desanimada e aí eu pensava: mas ESTA é a MINHA vida. Cuidar do Eric e da Bibi É a MINHA vida e eu vou viver essa vida assim mesmo como ela é: sem dinheiro, com autismo, com depre, E MUITO FELIZ!
    Eu concordo com vc de que o Senhor nos abençoa e como abençoa..
    Amo vcs...quero aertar o Theo PRA ONTEM

    ResponderExcluir
  3. Drika, você é incrível!!! Falou e disse :) Te admiro muito, viu!! Beeeijo guria!

    ResponderExcluir
  4. Drika, hoje perto das 8 da manhã cheguei em casa depois de passar a nnoite num plantão daqueles.. e verifiquei como a babá tinha cuidado do meu principezinho! Fiquei tão frustrada, decepcionada, deprimida.... Nada grave, mas mais por perceber que NINGUEM cuida como a mãe, e quando o filho não é seu, pequenos detalhe acabam passando desapercebidos. SEntindo que Deus deve ter errado ao dar um criança linda e perfeita para alguém tão inadequada... Mas quando ele acordou e me viu, ele ergueu os bracinhos e começou naquele "pseudo" me chamar, com um sorrisão no rosto gordo e lindo, MAMAMAMAMAMAMAMA... E de alguma forma, o Senhor me mostrou que sim, inadequada como sou, meu filho sente como é a criatura mais amada do mundo por mim e retribui isso ao seu modo.
    A citação super me ajudou! E tenho certeza, É um chamado DIVINO... Não conseguiremos nenhum sucesso sem a ajuda Dele.

    A propósito,você é demais! Seus filhos são sortudos de terem nascido neste lar! Bjooo

    ResponderExcluir