quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ser mãe é onde eu sempre quis estar!

Olá Meninas e Meninos,

Hoje meu post é um desabafo.
Ultimamente eu ouvi  (li) muito sobre o assunto parto normal e cesárea.
Confesso, sinto-me inundada senão afogada com este assunto.

Eu não sou uma defensora da cesárea. Até porque meu desejo era poder ter mais de 4, 5 ou 6 filhos, e a cesárea geralmente limita esta capacidade de dar à luz!
Muitas vezes tenho visto as pessoas discriminarem as mulheres que fazer este tipo de parto e até de compadecerem sendo que este não é um assunto sobre compaixão.
Muito menos ainda, é um assunto sobre qualificação para maternidade.

Conheço uma mulher que teve  a maior parte do seu corpo queimado e por isso, pela fragilidade de sua saúde, teve de OPTAR por fazer cesárea, pois isso seria mais seguro para si mesma. Acho que todas concordam que mais vale um bebê com mãe do que um órfão recém nascido.

Conheço uma outra mulher que teve gêmeos recentemente. Anteriormente ela teve um parto normal e uma cesárea. Mas falando deste parto de gêmeos, ela foi uma mulher lutadora e valente como muitas outras, mas talvez, com um pouco mais de conhecimento e coragem decidiu parir gêmeos do modo normal. Pois bem, o parto correu bem até dar à luz ao primeiro bebê, então, no meio do parto, logo após sair o primeiro bebê, houveram complicações e tudo estava se tornando sério. Naquele momento aquela mãezinha corajosa e muito muito inspirada OPTOU por deixar o outro bebê sair através da cesárea, pois ele não estava conseguindo sair do modo normal e estava começando a sofrer e também a fazer sua mãe sofrer. Ambos tiveram momentos bem difíceis, mas depois médico ter realizado o procedimento, poucos momentos depois disso, mãe e filho(s) estavam ali juntos, sem correr risco de vida, podendo aumentar a família e a multiplicar felicidade.

Já ouvi também a história de uma mulher que teve paralisia cerebral na infância. Por sorte ela só teve problemas com as pernas, deixando-as um pouco tortas e sem flexibilidade. Ela precisou OPTAR por uma cesária para dar à luz ao seu filhinho. Neste caso, a cesárea possibilitou á ela a chance de exercer a maternidade.

Em todos estes casos eu não vi nenhuma destas mulheres serem forçadas ou pressionadas a OPTAR por um parto ou por outro.
Sei que existe também a realidade de alguns médicos que se aproveitam da indecisão de algumas de suas pacientes com relação ao parto e aproveitando sua ignorância as incentivam ao que lhes convém. Entretanto, sinto que muitas mulheres (como as citadas acima) sentem-se oprimidas por toda esta falta de sensibilidade e compreensão. Gente, cada caso é um caso.

Como falei, não sou uma defensora da cesárea. LONGE DE MIM SER!
EU SOU UMA DEFENSORA DA MATERNIDADE.
A maternidade é um chamado divino. É quando podemos estar mais perto de Deus e ter ajuda de seus anjos. É um trabalho glorioso. Às vezes parece um pouco ingrato e como muitas de nós falamos: “é trabalho sem fim!”.


Gostaria de expressar o  meu ponto de vista com relação ao assunto.
O tipo de parto não nos qualifica. Este mesmo item não podem nos classificar em que tipo de mãe nos tornaremos.
É o dia a dia, nossa dedicação, fé, até mesmo nossa devoção à maternidade e tudo o que se resume nisso é o que realmente vai dizer que tipo de mãe somos.
Só isso de sermos mães já diz muito por si só. Diz que somos mulheres de valor, porque decidimos gerar e dar à luz à um filho de Deus aqui na terra.
A forma com que estes bebês chegam ao mundo não deveria ser mais importante com que a forma que os recebemos da escola, ou que os acalentamos quanto correm em nossa direção aos prantos, ou como ensinamos as verdades sobre a vida e sobre o amor, sobre respeitar a natureza e ter  fé.

Volto a dizer, não defendo um tipo ou outro de parto.
Vim aqui hoje apenas dizer mais sobre mim.
Eu sou uma destas mulheres que OPTOU por uma cesárea.
eu sou uma mãe. Sou uma mulher que dedica sua vida 24hs do dia para cuidar, educar e dar amor aos filhos que através de mim vieram ao mundo!
Eu nunca vou negar minhas responsabilidades como mãe. Não vou negar este chamado.
Não! Não! Eu não sou uma mãe perfeita. Mas meus filhos terão em meio às suas lembranças da infância, uma mãe presente em cada momento. Uma mãe amiga e companheira, professora, cozinheira e seja mais o que for... mas eles irão lembrar o quanto me dediquei e saberão que haja o que houver neste mundo, nesta vida, existe uma mulher em quem eles poderão confiar sempre.
Eu desconfio que em sua maturidade, eles não irão lembrar se optei por um ou outro parto. Mas sei que eles irão lembrar de cada sacrifício que fiz por eles, de tudo o que deixei guardado em mim mesma por algum tempo em que eles eram total prioridade, do tempo que deixei de sair com o papai, que deixei de estudar, ou mesmo de ir ao salão de beleza para economizar um pouquinho mais (para eles)....
Eu sei disso porque isso vai estar gravado em cada lembrança deles e em cada olhar nosso!

Eu amo ser mãe.
Eu quero fazer isso do jeito certo!
Eu amo estas mulheres que conheço que tem vidas repletas de histórias inspiradoras, cheia de sacrifício e amor por seus frutos!
Que benção maravilhosa ser mãe. Que coisa celestial! É um pedacinho do céu.

Ser mãe é onde eu sempre quis estar!!

7 comentários:

  1. Eu além de ter tido cesárea ainda não pude amamentar. Imagina o quanto eu não sofri até decidir que não era isso que me qualificava como mãe. Amei

    ResponderExcluir
  2. Drika, eu já sofri tantoooo com esse assunto e o de amamentação (eu tenho uma condição genêtica que inibe a produção completa de leite, fazendo com que meus bebês passem fome e percam muito peso se alimentados apenas no peito, e por isso só PUDE amamentar até os 55 dias de cada um.), mas sofri muito mesmo. E o triste é que muitos dos que falavam coisas eram pessoas próximas e tal, que sei que não falavam por mal, mas também não era exatamente por bem. É um assunto que me tormenta até hoje, as vezes, e vira e mexe me pego justificando os porquês etc. Independente da razão, tudo o que você falou é fato, não é isso que vai determinar se a pessoa é uma mãe melhor e etc. Post perfeitamente condizente com os meus sentimentos. obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. oi Drika, acho que é muito claro que via de parto é via de parto. Nada tem haver com o tipo de mãe que vc quer ser. Não li em nenhum lugar alguém dizendo que quem tem parto normal é uma mãe melhor, e se ouvisse isso, acharia absurdo. Mas entendo seu sentimento de querer afirmar isso. Eu já me peguei fazendo o mesmo quando acabei caindo numa cesárea. Eu me convenci de que foi o melhor. Hoje vejo bem diferente tudo o que houve. E já me desarmei com relação a esse assunto... As vezes o que parece não é a realidade, mas tudo ao seu tempo! Continue da exata maneira que és. Uma mãe dedicada e cuidadosa. Pois via de parto é via de parto. Não precisa relacionar com o tipo de mãe q vc é... Vc pode relacionar com escolhas, que são ligadas a maternidade. Mas não qualificam o tipo de mãe que vc será depois...

    ResponderExcluir
  4. obgada por seus comentários meninas! é muito bom saber sua opinião! =)

    ResponderExcluir
  5. é isso aí
    e no meu proximo filho vou me assumir como nao produtora de leite e comprar NAN e pronto!

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana
    Meu nome é Thaís, sou prima da Ingrid, ela que me indicou o seu post. Eu fiz 3 cesárias. Eu tentei muito o normal do primeiro filho e do segundo fiquei 28h em trabalho de parto e não dilatei nenhum cm, e mesmo assim tenho que ouvir de muitas pessoas que eu não tentei o suficiente, que eu não fiz minha parte ou que fui tão corajosa... ME DEIXA LOUCA, hehehe, claro que isso soa como, "vc não é mãe o suficiente, você nao faz sua parte como mãe, vc não é corajosa... etc" - como isso faz mal..
    Mas vc disse tudo, uma coisa não tem nada a ver com a outra...
    Obrigada por escrever o que estava entalado na minha garganta há tanto tempo!
    bjs
    Thaís

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana .. amei seu blog e estamos seguindo.. Retribui? Vamos amar!

    Tb fiz cesária .. mas queria muito ter feito normal .. isnif ...
    Beijos

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir